Blog

Sandy Iuke Medeiros

Seja Bem Vindo ao Meu Blog, Aqui você Encontra Diversas Notícias Cotidianas em Caicó RN e Brasil em Geral
Obrigado Por Sua Visita e Volte Sempre

NATAL DECRETA ESTADO DE CALAMIDADE

saoconrado_h

alagamento_h5


A prefeitura de Natal decretou estado de calamidade pública na capital potiguar devido à forte chuva que atingiu a cidade desde quinta-feira (12) à noite até domingo (15). O decreto foi publicado na edição de hoje (16) do Diário Oficial do Município.

As fortes chuvas provocaram o deslizamento de uma encosta que, de acordo com o decreto, comprometeu até 40 residências, das quais 20 ficaram destruídas, na Rua Guanabara, no bairro de Mãe Luíza. Além disso, houve comprometimento do muro de contenção de uma encosta na Comunidade do Jacó, no bairro das Rocas, provocando risco de deslizamento e desabamento que coloca 50 casas em risco.

As chuvas também agravaram a situação erosiva existente na Rua São Bráulio e iniciou novo processo erosivo no final da Avenida dos Caiapós, na divisa dos bairros do Planalto e Pitimbu, ambos apresentando voçorocas, carreando material para o leito do Rio Pitimbu e culminando no assoreamento do rio, dentre outros impactos ambientais.

No decreto consta ainda que por causa das chuvas intensas foram constatadas fissuras e rachaduras no Canal do Passo da Pátria e Canal do Baldo.
Houve transbordamento das seguintes lagoas: Pirangi, Jiqui, Cidade Jardim, Preá, Potiguares, Conjunto Iprevinat, São Conrado, lagoas do Horto e da Cidade da Esperança, ambas na Rua Ceará, e Nova Cidade. A prefeitura informou que todas as lagoas de captação de águas pluviais transbordaram provocando diversos pontos de alagamento na cidade.

O decretou autoriza a mobilização de todos os órgãos Municipais para atuarem sob a coordenação da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social - SEMDES, nas ações de resposta ao desastre e reabilitação do cenário e reconstrução. Fica autorizada também a convocação de voluntários para reforçar as ações de resposta ao desastre e realização de campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade, com o objetivo de facilitar as ações de assistência à população afetada pelo desastre.

Segundo o prefeito Carlos Eduardo, a medida será necessária para reconstruir vias públicas e imóveis destruídos pelo deslizamento de areia e lixo em Mãe Luiza e Areia Preta.

Com o decreto de calamidade, o prefeito pode contar também com o apoio das Forças Armadas - Marinha e Exército - nas obras e na segurança.

Carlos Eduardo vai se reunir amanhã (17), no Palácio Felipe Camarão, com uma comissão de moradores afetados pelas chuvas para disponibilizar um cronograma de trabalho que será elaborado pela equipe da gestão municipal. Além disso, a Prefeitura vem atuando pela cidade desde o inicio das fortes precipitações com todas as atenções da estrutura da administração municipal voltada para a minimização dos transtornos causados pela força das águas.


A Secretaria Municipal de Defesa Social (Semdes) implementou um serviço de plantão 24 horas para atender a população em caso de emergência através do número 3232-2525. O Departamento de Defesa Civil, vinculado à Semdes, está trabalhando com um efetivo de mais de 30 homens, realizando o serviço de identificação e interdição de áreas de risco em toda a Natal.

Share this:

Blog Sandy Iuke

    Blogger
    Facebook

0 comentários:

Postar um comentário